Imagem capa - 6 dicas sensacionais para seu ensaio de gestante ser único e inesquecível por Thiago Tomazi
6 dicas para ensaio de gestante

6 dicas sensacionais para seu ensaio de gestante ser único e inesquecível

Oláaaaaaa! Muito obrigado por você estar aqui. Meu nome é Thiago Tomazi, sou fotógrafo de casamentos e ensaios de família e, para mim é uma honra incrível poder compartilhar com você algumas dicas que considero primordiais para que seu ensaio de gestante seja único, especial e com a sua personalidade.

Além de fotógrafo, sou marido do Wanessa e pai da Sophia e do Arthur. E após ter passado por momentos incríveis e especiais nas gestações de minha esposa, acabei reunindo algumas experiências pessoais, que coloquei em formatos de dicas, para ver cada vez mais ensaios que fujam do clichê e sejam verdadeiras expressões de sentimentos e emoções genuínas.

As dicas a seguir eu já escrevi há algum tempo, mas decidi revisá-las e acrescentar mais algumas coisas para enriquecer ainda mais esse conteúdo que, de coração, espero que a faça ver seu ensaio de outra forma.




1) Menos é mais: essa é uma das mais importantes dicas desse post e, não por acaso, optei por deixá-la em primeiro lugar.

Sim, menos é mais. Talvez esse seja um dos jargões mais utilizados nos dias de hoje e o ouvimos sempre quando vem associado a diversas manifestações artísticas, sempre em nome da exclusividade e do inusitado. Afinal, esse é o ideal de todo ensaio.

Sempre que fotografo, busco extrair as verdades e os sentimentos envolvidos nessa fase tão linda da vida, deixando os acessórios de lado. A gestação é um dos maiores presentes para um casal e esse momento deve ser lembrado e revivido através das fotografias. Por isso elas devem trazer a identidade do casal e, principalmente, atemporalidade, fazendo com que as lágrimas de emoção sejam derramadas se olhamos as fotos um dia após o parto, ou 10 anos depois.

Hoje, quando pesquisamos ensaio de gestante na internet, nos deparamos com uma série de images notadamente iguais, repletas de acessórios como: roupinhas do bebê, mãos na barriga em forma de coração, varaizinhos simbólicos e até mesmo desenhos com batom.

Não tenho nada contra os acessórios, mas invariavelmente servem para deixar o ensaio comum e igual a qualquer outro e, na maioria das vezes, não representam o sentimento da mãe e do casal.

Por isso, minha dica número 1 é deixar os acessórios em casa e ir para o ensaio com o foco totalmente voltado para as relações pessoais , para o contato e para o afeto.

Com isso, seu ensaio terá a sua imagem e sua identidade. Ou seja, somente você terá esse ensaio, dada sua exclusividade, e se lembrará para sempre desse dia especial!





2) Escolha uma locação que te represente: Como é gostoso estar em um local que nos transmite uma sensação de paz, harmonia e bem-estar. Ou seja, um local que faz com que consigamos expressar quem realmente somos.

Se você já está imaginando esse lugar pelos motivos acima, pois então esse é o lugar ideal para seu ensaio, uma vez que em seu íntimo, de uma forma ou de outra, trata-se de um local que te representa e que te diz algo especial.

Quando viajamos ou em momentos de lazer na própria cidade que vivemos, vamos aos mais diversos lugares, que vão desde parques até shoppings. São lugares sim, muito bonitos, de modo que é inevitável pensar: "que show de lugar para fazer meu ensaio de gestante, pois já vi muitos ensaios lindos aqui".

Tenho certeza que você não quer simplesmente um ensaio como os outros lindos que você viu. Com certeza você quer um ensaio maravilhoso e perfeito, mas principalmente que seja somente seu, ainda que a locação fuja totalmente dos padrões.

Esse é o ponto crucial. Com certeza o ensaio que você viu em determinado parque ficou lindo, pois dizia muito sobre a verdade daquela pessoa fotografada. Por exemplo, se você não curte praia, não tem o menor sentido fotografar na praia, simplesmente porque você viu fotos lindas na praia. Talvez sua personalidade se identifique mais com o campo, então busque referências de lugares que remetam ao campo e alinhe suas expectativas com a identidade de seu fotógrafo.

Somente assim você terá um ensaio somente seu, com a sua personalidade em um local que fala tudo sobre você.





3) Prevenção é o melhor remédio: Antes de sair para seu ensaio, previna-se e certifique-se de preparar uma bolsa com alguns itens essenciais, tais como: água, lanches leves, repelente de insetos, protetor solar etc.

Enfim, procure se munir de tudo o que precisa para proporcionar o conforto necessário e suportar um bom tempo de sessão.

Sim, suas fotos ficarão incríveis, mas esse resultado depende, também, dessa preparação. Afinal, você não quer ser atacada por um enxame de borrachudos ou queimar-se desnecessariamente com um sol escaldante.

Se você escolher uma locação que não tenha muita infra-estrutura ou que seja distante de recursos mínimos de conforto, um simples checklist de itens básicos será mais que suficiente para fazer com que seu ensaio tenha um resultado incrível, seja no deserto, no campo ou em uma praia afastada.

O importante é não deixar de fazer na locação desejada, ainda que alguns obstáculos tenham que ser superados, porém, é claro, respeitando sempre seus limites.

Agora, se optar por fazer em casa, com um conceito documental e lifestyle, já terá tudo à mão. É só curtir o ensaio!





4) Desapegue da previsão do tempo: Acredito que nesse momento você deve estar pensando que estou "pirando" hehehehe. Prometo que não.

Os últimos ensaios que fotografei, por diversas vezes a gestante ficou em contato comigo preocupada se o tempo "ajudaria" e não choveria para que pudéssemos fotografar. Pois foi nesse momento que pensei comigo: "E se chover? Qual o problema? Vamos deixar chover e fotografar". Afinal, o objetivo é narrar o seu momento, da forma mais exclusiva e verdadeira possível.

Se chover no dia de seu ensaio, permita-se a esse momento. Pode ter certeza que menos de 10% dos ensaios são ousados a ponto de serem fotografados em condições de tempo "adversas".

O mesmo vale para o frio. Já imaginou fazer seu ensaio com uma temática de inverno, explorando todo o romantismo e a elegância que a estação traz? Permita-se da mesma forma.





5) Suas roupas não devem falar mais que seu momento: Com o já revelado e imprescindível conceito de explorar as emoções e o sentimento, aqui não seria diferente.

Seu ensaio de gestante não deve ser visto como uma sessão de moda, onde exibirá as últimas roupas que comprou, dando destaque tão somente a estas.

Sim, é extremamente importante uma escolha de roupas bonitas, mas que sejam looks que, primeiro, não chamem mais a atenção que o momento sentido e vivido e, segundo, a faça sentir-se extremamente confortável, justamente para que possa se preocupar somente com a sua entrega emocional para as fotografias.

Deve-se ter em mente, também, aproveitando a dica da locação, que a escolha das roupas precisa ser condizente com a escolha do local, para não incorrer no erro de utilizar roupas, por exemplo, muito estampadas e chamativas em área de praia ou campo, ou roupas mais "apagadas" no caos dos grandes centros urbanos.

Nada deve ser encarado como regra, já que são apenas dicas. O que deve-se ter em mente sempre é algo que diga de sua personalidade, a deixe confortável e não chame mais a atenção que o momento lindo que está vivendo.





6) Carpe Diem: Termo do latim mais que recorrente na atualidade, busca o conceito de "aproveite o dia" ou "aproveite o momento".

Esse deve ser o propósito fundamental, já que você está vivendo um dos momentos mais lindos e sublimes de sua vida, exercendo um dom que representa uma dádiva de Deus - a dádiva de ser mãe. Por isso, é fundamental que você vá para o ensaio com o objetivo, não de simplesmente fazer um ensaio de gestante, mas sim de vivenciar uma experiência de um momento único, que ficará marcado para sempre em sua memória. Por essa razão, busque um fotógrafo que oportunize esse momento seu e de sua família, estimulando uma interação que faça com que as fotografias exaltem suas emoções e seu sentimento acerca dessa fase.

Eu sei que muitas vezes é difícil "soltar-se" diante de uma câmera, mesmo porque pode ser que essa seja a primeira vez que faz um ensaio, mas procure não se preocupar com isso. Preocupe-se sim, em ser exatamente quem você é. Um grande ensaio se faz de grandes momentos.

Logo, seja você mesma e aproveite seu momento!





Se você chegou até aqui, só tenho a agradecer. Isso mostra que você é especial e busca algo diferenciado e com a sua personalidade, e não se limita a ficar em busca daquilo que todo ensaio tem.


Você quer mais. Você quer que seu ensaio seja único.


Está afim de um ensaio fora do comum e viver essa experiência?


Clique aqui e cadastre seu e-mail, pois estou selecionando algumas gestantes para esse projeto e você poderá ter seu ensaio fotografado por mim sem custo, e ganhará 1 (uma) fotografia impressa de presente, com a opção de adquirir as demais.


Ficou com alguma dúvida? Me chame no Whats através desse link ==> http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5541984705183


Será um prazer esclarecer todas as suas dúvidas.


Fico no seu aguardo.


Grande abraço!